Guia de estudo: explorando o Cartão de boas-festas de Gurumayi

Introdução

por Denise Thomas
Chefe do Departamento do Website da SYDA Foundation

Em 1º de dezembro de 2012, um Cartão de boas-festas de Gurumayi foi colocado no site do caminho de Siddha Yoga.

Gurumayi deseja transmitir a todos seu amor e suas bênçãos por meio desse cartão, que contém gemas incríveis. Cada aspecto do cartão – a posição de cada pedra, a escolha de cada palavra, cada símbolo e som – é a visão de Gurumayi e o presente dela para você.

Apesar de ter o título “Cartão de boas-festas”, não se limita apenas a esse período. Está vivo com ensinamentos de Gurumayi, que buscadores podem estudar em qualquer dia do ano. Tudo nesse lindo cartão está vivo: as bordas cintilam com a areia das margens do lago Nityananda, no Shree Muktananda Ashram; um jasmim floresceu no ashram bem a tempo de oferecer suas cheirosas flores brancas para o Cartão de boas-festas de Gurumayi.

O cartão está adornado com símbolos internacionais, tais como o símbolo da paz e a carinha sorridente, já que a essência da verdade que transmitem faz parte da filosofia e cultura de Siddha Yoga. O cartão também brilha com palavras de sabedoria em diferentes línguas, que conduzem os buscadores a seguirem o caminho do dharma.

Gurumayi queria ter certeza de que, na primeira parte de dezembro, os buscadores ao redor do mundo teriam a oportunidade de apreciar o Cartão de boas-festas e de que teriam tempo para explorá-lo, sozinhos ou com amigos e família.

Aqui vai outro presente de fim de ano de Gurumayi, para todos os que desejam estudar e refletir mais sobre os elementos do cartão. O presente se chama:

Guia de estudos: Explorando o cartão de boas-festas de Gurumayi

Nesse Guia de estudos, Gurumayi elucida cada elemento da imagem do Cartão de boas-festas, lançando luz sobre o seu significado.

Divirta-se nessa exploração e comece a interagir ativamente com o Guia de estudos. Acredite, ele o levará à descoberta de inúmeros tesouros ocultos!

Sadgurunath Maharaj ki Jay!

ripples

Palavras em sânscrito escritas em caracteres devanagari

 

Palavras em inglês, espanhol e sânscrito

   
   
 

Sufixos

 

Símbolos

 

Elementos Naturais

ripples

O tipo de pedra na qual a palavra, imagem ou símbolo aparecem, está indicado logo abaixo da mesma.

Palavras em sânscrito escritas em caracteres devanagari

AUM in stoneaum

O som primordial do qual todo o universo emana; o Ser Supremo em forma de som. AUM é a essência de todos os mantras. É o som não-percutido, que emana do centro do coração (anahata chakra) de cada ser.



dharma stone dharma

Ação correta; aquilo que suporta e apoia. O dharma é o papel ou dever de cada um na vida.




namaste stone dharma

Uma saudação respeitosa na Índia. Namastê significa: “Eu honro a luz divina dentro de você”. A saudação é feita com as palmas das mãos suavemente pressionadas em frente ao peito, os dedos apontando para o céu. É acompanhada de um leve inclinar da cabeça para indicar respeito.

 

 

prema stone prema

Amor. Prema também se refere ao amor divino; amor por Deus.

 

 


seva stone seva

Serviço desinteressado; trabalho feito sem apego aos frutos das próprias ações. No caminho de Siddha Yoga, o serviço ao Guru é uma das práticas principais. Seva é realizado sem desejo de ganho pessoal. Ao fazerem seva, os devotos experimentam uma transformação pessoal. Além disso, com o conhecimento que adquirem oferecendo seva, tornam-se capazes de melhorar o mundo ao seu redor.


shantih stone Shanthi

Paz, tranquilidade, harmonia, equilíbrio, serenidade, quietude. Nos Vedas, antigas escrituras indianas, os hinos frequentemente terminam com as palavras Om Shantih Shantih Shantih. A palavra shantih repetida três vezes confere a benção da proteção contra os três sofrimentos: adhyatmika, sofrimento causado pelo corpo e pela mente; adhibhautika, sofrimento causado pela natureza e por outros seres vivos; adhidaivika, sofrimento causado por forças sobrenaturais.


shri stone Shri

O termo shri engloba as qualidades de bons auspícios, esplendor, sacralidade, majestade, beleza, abundância, nobreza, dignidade e boa sorte. É usado para nomear ou é parte de um título. Shri é também um dos nomes da deusa Lakshmi. É escrito ou recitado para invocar o poder divino, o termo em sânscrito para aquilo que é divya shakti.

ripples

Palavras em inglês, espanhol e sânscrito

Stone with Baba written

BABA (Hindi)

Um termo de afeto e respeito, expressando grande doçura e amor. Swami Muktananda era chamado de Baba pelos seus discípulos.




bliss

FELICIDADE SUPREMA

Felicidade incondicional; uma qualidade intrínseca de toda a criação. No caminho de Siddha Yoga, sabe-se que a prática do canto faz surgir espontaneamente essa felicidade.



compassion

COMPAIXÃO

Experiência de conexão com os seres sensíveis e objetos inanimados, que se manifesta por meio de ações amorosas e altruístas.




contentment

CONTENTAMENTO

Estado interior de bem-estar; estar livre de qualquer sensação de falta. O contentamento é cultivado fazendo-se o esforço de viver de forma responsável, de acordo com o dharma.



delight

DELEITE

Satisfação intensa que transporta a pessoa a um estado de encantamento.

 



Devotion

DEVOÇÃO

Luz do puro amor emanada da caverna do coração.

 

 

discipline

DISCIPLINA

A prática firme e comprometida de dar pequenos passos para alcançar grandes metas.

 



empathy

EMPATHIA

Sintonizar-se com a situação dos outros; compreender o que está acontecendo com eles, na vida deles, e, caso necessário, oferecer apoio concreto.



Grace

GRAÇA

O poder benevolente de Deus que flui eternamente no universo: anugraha shakti.. O Guru é a personificação desse poder da graça, revelando a presença de Deus no mundo. O ato supremo da graça do Guru é shaktipat diksha, o despertar da Kundalini Shakti, a energia espiritual, dentro do buscador. Esse ato de graça acende a chama do conhecimento do Ser e libera a alegria inata dentro do coração do buscador. A graça de Deus, a graça do Guru e a graça do Ser interior são uma só: que a tudo permeia e é onipresente.


Gracias

GRACIAS (Espanhol)

Significa “obrigado”. GraciasGracias é uma forma da palavra gracia,, que significa “graça”, uma divina benevolência de Deus. A raiz dessas palavras é gratia, do Latim, cujos significados incluem “gratidão” e “ter estima por alguém”.



Gratitude

GRATIDÃO

Experiência e expressão de genuíno agradecimento; uma atitude plena de graça. Cultivar a gratidão atrai a graça divina, que, por sua vez, aumenta a experiência de gratidão, criando um círculo virtuoso.


Hope

ESPERANÇA

Crença infatigável nas infinitas possibilidades

 



japa

JAPA (Sânscrito)

Prática da repetição do mantra. Japa é feito internamente ou em voz alta, para purificar a mente e aquietar suas tendências ativas.



Joy

ALEGRIA

Exuberância de espírito; uma onda expansiva de felicidade.

 

 

Legacy

LEGADO

Valores profundamente consolidados, tradições significativas e conhecimento vital, mantidos e transmitidos de uma geração a outra. A filosofia e a cultura do caminho de Siddha Yoga são um legado estabelecido pelos Gurus da linhagem de Siddha Yoga. Os devotos mantêm o legado de Siddha Yoga e contribuem para consolidá-lo ao estudar, praticar, assimilar e implementar seus ensinamentos.

 

Mantra

MANTRA (Sânscrito)

Sons e sílabas que têm o poder de conceder bênçãos. Os mantras do caminho de Siddha Yoga são chaitanya (vivificados) pela graça do Guru.

 


Resolution

RESOLUÇÃO

A commitment made with the intention to bring about beneficial results.

 


Respect

RESPEITO

Reconhecimento permanente, refletido nos pensamentos, sentimentos e ações da pessoa, do imenso valor tanto de si mesma quanto dos outros.


righteousness

RETIDÃO

O princípio orientador fundamental para viver uma vida que sustente e esteja alinhada com a ordem divina e moral, o dharma do universo.



Support

APOIO

Prover uma fundação firme e confiável para si mesmo e para os outros, seja em tempos afortunados ou desafiadores.


Thank you

THANK YOU (Anglais)

Expressão que comunica gratidão, apreciação e reconhecimento. É uma palavra tão potente que, quando dita sinceramente, tem profundo efeito não apenas em quem recebe, mas também em quem fala.


Tough Love

AMOR FORTE

Disciplina de expressar amor com honestidade, coragem e paciência. O propósito do amor forte é produzir o resultado mais positivo. No amor forte não há motivos escondidos nem busca de desculpas. O amor forte é livre de apego; não cede a satisfações imediatas nem a recompensas mesquinhas. O amor forte compreende a importância de seguir o caminho do dharma.


Trust

CONFIANÇA

Um estado profundo e firme de crença em alguma coisa. No caminho de Siddha Yoga, confiança significa estar inabalavelmente seguro da presença constante da graça, proteção e orientação do Guru. A confiança é uma virtude que deve ser diligentemente cultivada e protegida.



Wish

DESEJO

Uma expressão de esperança ou desejo de que algo aconteça. A tradição de fazer pedidos é eterna e existe em todas as culturas. Fazer um pedido benéfico para si e para os outros é um modo de expressar a bondade do próprio coração.

ripples

Sufixos (terminação de palavras)

Suffixes Que palavras lhe vêm à mente com esses sufixos?
  •         –ful
  •         –ness
  •         –ous
  •         –sing (Em inglês, sing não é sufixo, mas, de forma divertida,
  •                     foi usado no Cartão de boas-festas de Gurumayi.)

Here are examples:
  •         –ful: beautiful (lindo)
  •         –ness: willingness (boa vontade)
  •         –ous: melodious (melodioso)
  •         –sing: blessing (bênção)
ripples

Símbolos

conch

BÚZIO

A concha espiralada de um gastrópode marinho. Quando o búzio é soprado, o som ressonante produzido é considerado como representando o som primordial AUM. O búzio é venerado por muitas divindades indianas, incluindo o Senhor Shiva, o Senhor Vishnu, Shri Lakshmi e Shri Durga. O Senhor Vishnu é sempre representado segurando um búzio especial, o Panchajanya, que representa a vida exatamente como foi gerada pelas águas criadoras da vida. Nascido do oceano, o búzio é frequentemente associado à água e à lua.

Com forma de múltiplas espirais que, a partir de um ponto, evoluem em esferas cada vez maiores, o búzio denota a eternidade. Em razão de sua vibração sonora e de suas propriedades sagradas, o búzio é frequentemente tocado em adoração, como invocação da divindade.


japa ring

ANEL DE JAPA

Um anel concebido especialmente para a prática de japa (repetição do mantra). Colocado em um dos dedos da mão, o anel de japa é girado com o polegar, e cada giro representa uma repetição do mantra.


nandi

NANDI (Sânscrito)

Nome do touro que é o veículo do Senhor Shiva. Cada divindade na tradição indiana tem um veículo representado por um animal. Nandi representa o dharma (ação correta) e o seva (serviço). É o guardião dos portões dos templos dedicados ao Senhor Shiva. Tradicionalmente, o devoto reverencia a presença de Nandi antes de entrar no templo para o darshan do Senhor Shiva.


peace

SÍMBOLO DA PAZ

Ícone internacional de paz e liberdade. Desenhado nos anos 50, este símbolo tornou-se desde então um emblema reconhecido universalmente e que representa o anseio coletivo e eterno por um mundo livre de guerra e conflitos.



sahasrara

SAHASRARA (Sânscrito)

É o sétimo centro spiritual do corpo sutil, localizado no topo da cabeça; destinação da Kundalini Shakti desperta. Sahasrara literalmente significa “mil”, refletindo a percepção dos sábios, em meditação, de uma flor de lótus de mil pétalas irradiando luz.



jing

SILÊNCIO

Caractere chinês que significa “silêncio”. Os caracteres chineses podem revelar profundas camadas de significado. É dito que o símbolo abaixo e à esquerda desse antigo caractere representa o forno alquímico usado por taoístas ancestrais para transformar metal comum em ouro. A metade esquerda do caractere significa “azul” e a metade direita é uma antiga forma do caractere que representa “puro” e “completo”. O canto inferior direito mostra uma mão puxando um bastão. Como um todo, o caractere evoca o alcançar da luz interior encontrada no mais profundo silêncio.

A arte da Mensagem de Siddha Yoga de 2002, Habite no Silêncio, reproduz este caractere dentro de um coração.


smiley face

CARINHA SORRIDENTE

Expressão de leveza e despreocupação. Este símbolo é um convite para experimentar a própria felicidade em qualquer momento e para trazer alegria a qualquer interação. A carinha sorridente expressa a felicidade fundamental que está presente no núcleo de todas as manifestações.


jing

TRIPUNDRA (Sânscrito)

Três faixas de bhasma. Bhasma é a cinza sagrada resultante de fogos rituais conhecidos como yajnas, nos quais são recitados mantras védicos como oferendas a Agni Devata, o Senhor do Fogo. Tripundra simboliza as três gunas, as três qualidades da vida: sattva (pureza), rajas (atividade) e tamas (inércia). Os yogues buscam transcendê-las para alcançarem a felicidade divina e a libertação. Para se lembrarem dessa intenção, eles aplicam bhasma no corpo antes de realizarem práticas espirituais como a meditação e a adoração.


turtle

TARTARUGA

Em muitas culturas e eras, a tartaruga representa boa sorte, força, paciência, resistência, estabilidade, longevidade e a Mãe Terra.

Na mitologia indiana, é dito que a tartaruga leva a terra e o oceano nas costas. O segundo avatar (encarnação divina) do Senhor Vishnu é a tartaruga gigante Kurma, também conhecida como Kurmavatar.

A maioria dos templos na Índia tem uma estátua de tartaruga perto da entrada. Essas estátuas servem, para os devotos que vêm ao templo, como um lembrete de que, assim como a tartaruga recolhe os membros para dentro do casco, eles precisam recolher os sentidos e olhar para dentro para ter a experiência de Deus. Na vila de Vajreshwari, no Maharashtra, há um templo antigo dedicado às três formas da Devi (a Deusa), o qual fica no alto de uma alta montanha. Ao galgarem os 51 magníficos degraus até a entrada do templo, os devotos são saudados, no patamar que fica na metade da subida, por uma tartaruga.

A tartaruga que aparece no Cartão de boas-festas de Gurumayi é um filhote que foi visto tomando banho de sol nos jardins do Shree Muktananda Ashram, em agosto de 2012.


warli art

ARTE POPULAR WARLI

Arte popular criada pela tribo Warli, em Maharashtra (Índia), onde se localiza Gurudev Siddha Peeth, o primeiro ashram de Siddha Yoga. A arte Warli, originária do século X, é popular em toda a Índia por suas representações de visões místicas, assim pelas vívidas pinturas dos eventos diários e sociais do povo Warli.

ripples

Elementos Naturais

algae

ALGAS

Alga significa em latim “planta marinha”. As algas constituem um amplo grupo de plantas simples, sem flor, que crescem na água doce ou salgada. Como outras plantas de fotossíntese, elas produzem seu alimento absorvendo dióxido de carbono e liberando na atmosfera as moléculas de oxigênio excedentes. No equilíbrio da natureza, as algas são benéficas para vida tanto na terra quanto na água.

As que aparecem no cartão são das águas sagradas do Lago Nityananda, no Shree Muktananda Ashram.


jasmine flowers

JASMINS

Delicadas e lindas flores brancas de requintada fragrância. O jasmim é associado ao altruísmo, ao amor, à nobreza, à graça, à elegância e à esperança. Seu óleo é famoso pelas qualidades medicinais e por sua capacidade de elevar o espírito.

O jasmim dá em abundância no terreno de Gurudev Siddha Peeth. Quando é tempo dele, suas flores são oferecidas em adoração no Templo de Bhagavan Nityananda e no Santuário de Samadhi de Baba Muktananda.


jasmine flowers

CANTOS MELODIOSOS DE PASSARINHOS

Escutar cantos melodiosos de passarinhos nos proporciona a experiência de proximidade da natureza. Uma das razões para as pessoas em toda parte se deliciarem com esses doces sons é que eles têm um efeito calmante sobre a mente e o coração. O cantar alegre e acolhedor dos passarinhos que se ouve no Cartão de boas-festas de Gurumayi é do Shree Muktananda Ashram.


Rakta Chandan

RAKTA CHANDAN (Hindi)

Sementes vermelhas de sândalo; símbolos de amor, sorte e bons auspícios. A árvore rakta chandan possui também muitas qualidades medicinais. Originário da Índia, o sândalo vermelho dá atualmente nas regiões de clima tropical do mundo inteiro, seja em florestas tropicais ou savanas. Têm nomes diferentes conforme o lugar. Por serem associadas à boa sorte, essas sementes são às vezes chamadas de “sementes vermelhas da sorte”. As sementes vermelhas brilhantes do Cartão de boas-festas de Gurumayi são das árvores rakta chandan dos jardins de Gurudev Siddha Peeth.


Sand

AREIA

Finos grãos de rocha ou mineral. Juntos, milhões de grãos de areia formam uma superfície suave e deslizante. Embora originárias de rocha sólida, essas partículas são leves o suficiente para serem transportadas pelo vento e pela água e depositadas em diferentes locais, formando praias e dunas.

A areia que decora as bordas do Cartão de boas-festas de Gurumayi é das margens do Lago Nityananda, no Shree Muktananda Ashram.


Stones

PEDRAS

Pedras são comumente consideradas símbolos de sabedoria e resistência. Ao longo de milênios, à medida que são expostas aos elementos, elas assumem novas formas, retendo, no entanto, sua essência. A areia é um exemplo de como as pedras podem transformar-se de um material sólido e durável em outro delicado e maleável, e ainda assim conter a mesma essência.

Além disso, muitas pedras ocultam magníficas gemas com poder de cura. Pedras preciosas, por exemplo, são formadas quando uma matriz de rochas é submetida a tremendo calor e pressão, num processo em que impurezas são transmutadas e cristais radiantes emergem.

As pedras do Cartão de boas-festas de Gurumayi incluem o basalto (pedras de beira de rio) e também semipreciosas.


Water

ÁGUA

A água é essencial para todo tipo de vida e é valorizada em toda parte por suas propriedades vitais. Ela limpa tudo. O som da água corrente tem efeitos curativos na mente e no espírito.

Em muitas culturas, os rios são considerados sagrados. O uso ritual da água constitui uma importante parte de iniciações religiosas e espirituais e de tradições cerimoniais.

O suave burburinho de água que se ouve no Cartão de boas-festas de Gurumayi é do riacho que corre na mata perto do Caminho do Silêncio, no terreno do Shree Muktananda Ashram. Esse riacho é visitado por variadas formas de vida selvagem, como cervos, raposas, ursos, marmotas, sapos, falcões, águias e outros pássaros.

Cada gota de água é preciosa para este mundo.

ripples

Prosseguindo No Estudo

Cada palavra, símbolo ou elemento natural no Cartão de boas-festas de Gurumayi tem outras grandiosas qualidades e significados simbólicos. Reserve um tempo para pesquisar e expandir seu conhecimento dos componentes do cartão. Esse estudo vai aprofundar seu entendimento dessas virtudes e sua apreciação da natureza; vai enriquecer sua experiência de vida.

Imagens e palavras © 2012 SYDA Foundation. Todos os direitos reservados.

Retorno ao início

ripples

 Voltar